terça-feira, 8 de setembro de 2009

Zumbido no Ouvido - Hard rock

E aí, galera... Tudo blz?!

É com muito orgulho que começo hoje (08/09/09) a primeira transmissão da Web Radio Hard Rock Club. O meu intuito é o de levar esse som que tanto gosto para todos. Todos os dias serão algumas horas de transmissão do melhor do Hard Rock como: AC/DC, Guns N' Roses, Van Halen, Whitesnake e por ai vai. Espero que gostem e deixem seus comentários. Em breve teremos programas ao vivo onde você poderá mandar seu hit e tocaremos ao vivo, além de vários comentários relacionados ao bom e velho Hard Rock.

Abaixo segue uma resenha que achei no blog 
hommeciderocker. Leiam e aproveitem bem o site.

Long Live Rock N' Roll.






Hard rock é um gênero musical que teve grande sucesso durante as décadas de 70 e 80, principalmente.
Tratou-se de um regresso aos princípios do Rock’N'Roll, na sua base mais primária, apoiado por uma seção rítmica proeminente, arranjos simples (há muitas exceções, como Deep Purple e Led Zeppelin), e som ao máximo da sua potência. A formação típica era constituída por baterista, baixista, guitarrista, e por vezes, um tecladista e, é claro, um vocalista, que muitas vezes se utilizava de vocais agudos e roucos para dar mais peso ainda à música.
Led Zeppelin

O estilo surgiu do Rock’N'Roll em sua forma mais pura, o Rock recém 'retirado' do Blueso de artistas como Chuck Berry e vários outros, quando bandas novas passaram a tocar esse estilo musical e incluir ritmos mais frenéticos, baixo ainda mais presente e guitarra mais distorcida, surgindo o Hard Rock.
Chuck Berry

Muitas bandas o misturaram a outros estilos, como o Funk de James Brown (Grand Funk Railroad), o Blues (Led Zeppelin), o Rock Progressivo (Deep Purple, Uriah Heep), além de estilos mais pesados com guitarras distorcidas (Blue Cheer, Black Sabbath).
Heavy Rock, surgido no final dos anos 60, estendendo-se pelos anos 70, é considerado o precursor e a principal influência do Heavy Metal.
O termo Heavy Rock (rock pesado) é muito usado atualmente para definir aquelas bandas de Rock que tinham ou têm um som muito pesado e veloz para serem identificadas simplesmente como Rock’N'Roll, mas que também não têm ou não tinham um som tão pesado assim para serem identificadas como Heavy Metal. O surgimento do Heavy Rock, assim como o Heavy Metal, deu-se na Inglaterra, mas também nos Estados Unidos, Austrálie Alemanha, surgiram famosas e excelentes bandas. Na Inglaterra, por exemplo, as bandas mais famosas foram, sem dúvidas, Led Zeppelin e Deep Purple.
Deep Purple

Também podemos citar outras bandas famosas que surgiram na década de 70 e que se enquadram, de uma forma ou de outra, no termo Heavy RockAC/DC, Aerosmith, Alice Cooper, Blue Öyster Cult, Kiss, Queen, Motörhead, Rush, Uriah Heep, etc. Em todas elas, se nota uma variedade enorme de estilos: algumas, mais próximas do Rock’N'Roll (Motörhead, Kiss, Aerosmith, por exemplo); outras, mais próximas do Blue(AC/DC); e ainda outras, com riffs de guitarra mais próximos de bandas de Heavy Metal como o Black Sabbath, porém, com amplo uso de teclados, semelhante ao Deep Purple (Uriah Heep, Blue Öyster Cult, etc.).
Aerosmith

É importante lembrar que foi somente com o passar dos anos que tais termos foram amplamente usados, tanto que, quando surgiram, no final dos anos 60, as primeiras bandas de Rock a fazer aquele som pesado, veloz e 'barulhento', diferente do Rock tradicional, como o próprio Black Sabbath, o Led Zeppelin, o Deep Purple, e tantos outros, o termo usado pelas bandas, pelos fãs, e pela própria mídia em geral, era simplesmente Hard Rock. Vale lembrar também que o próprio termo Hard Rock é usado atualmente para se referir às bandas de Heavy Rock que têm o som mais voltado ao Rock’n'Roll – jamais incluindo-se, neste específico caso, o Motörhead, o AC/DC, e bandas semelhantes – tendo-se, então, o Hard Rock dos anos 70 (Aerosmith, por exemplo), o Hard Rock dos anos 80 (Mötley Crüe,Ratt, Guns N’Roses, Bon Jovi, etc.), bem como as bandas de Hard Rock que surgiram nos anos 90 (Pink Cream 69, Gotthard, etc.)
AC/DC

Voltando ao Heavy Rock, e sua definição atual, vale lembrar que o Black Sabbath, apesar de estar relacionado a todas às bandas de Heavy Rock do ponto de vista cronológico e do desenvolvimento do rock pesado, não é considerado, hoje em dia, uma banda de Heavy Rock, e sim uma banda de Heavy Metal, aliás, a primeira banda de Heavy Metal de fato, e o primeiro disco do Black Sabbath, simplesmente intitulado 'Black Sabbath', de 1970, é considerado por muitos o primeiro disco de Heavy Metal da história.
Black Sabbath

Em se tratando de álbuns de Heavy Rock, alguns discos são essenciais para se entendê-lo, principalmente ao se comparar com o que se fazia de Rock’N'Roll em meados e final dos anos 60, para se ter uma idéia das origens e da evolução do Heavy Rock, e também ao se comparar com o Heavy Metal de bandas como Judas Priest, Iron MaidenSaxon, Accept, Manowar e tantos outros.
Iron Maiden

Álbuns Clássicos do Hard Rock
  • Led Zeppelin – Volume I (69) – Volume II (69) – Volume III (70)– Volume IV (71) – Physical Graffiti (75)
  • Deep Purple – In Rock (70) – Machine Head (72) – Burn (73)
  • Uriah Heep – Very ‘Eavy…Very ‘Umble (70) – Demons and Wizards (72)
  • Alice Cooper – Love It to Death (71)Billion Dollar Babies (73)
  • Blue Öyster Cult – Tyranny and Mutation (73) – Agents of Fortune (76)
  • Queen – Sheer Heart Attack (74) – A Night at the Opera (75)
  • UFO – Phenomenon (74) – Lights Out (77)
  • Thin Lizzy – Fighting (75) – Jailbreak (76)
  • Kiss – Alive! (75) – Destroyer (76) – Love Gun (77) – CreaturesOf The Night (82) – Revenge (91)
  • Rush – Fly By Night (75) – 2112 (76)
  • Scorpions – In Trance (75) – Taken By Force (77) – Blackout (80)
  • Heart – Dreamboat Anne (76) – Little Queen (77)
  • Twisted Sister – You Can’t Stop Rock & Roll (83)
  • The Runaways – The Runaways (76) – Queens of Noise (77)
  • Rainbow – Rising (76) – Long Live Rock’n'Roll (78)
  • AC/DC – Let There Be Rock (77) – Powerage (78) – Back in Black (80)
  • Stryper – To Hell With The Devil (86)
  • Van Halen – Van Halen (78) – 1984 (84)
  • Whitesnake – Ready An’Willing (80) – Slide It in (84) –Whitesnake 1987 (87)
  • Aerosmith – Toys in the Attic (75) – Rocks (76) – Pump (89)
  • Lucifer’s Friend – Lucifer’s Friend (70)
  • Budgie – Never Turn Your Back On a Friend (1973) – If I Were Brittania I’d Waive The Rules (76) – Squawk (72)
  • Sir Lord Baltimore – Kingdom Come (70)
  • Guns N’ Roses – Appetite for Destruction (87) – G N’ R Lies (89) – Use your Illusion I (91) – Use your Illusion II (91)
História do Hard Rock década a década
Década de 50: O Hard Rock ainda não existia, mas foi a partir do Rock dessa década que se formaram as bases do Hard Rock, com muitas influências do Blues.


Década de 60: Década em que se foi feito o protótipo do que seria o Hard Rock. Grupos como Kinks, The WhoCream e Jimi Hendrix passaram a apresentar um rock mais pesado e com grandes solos de guitarra.


Cream


Década de 70: Principal década do estilo, o destaque fica para Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath, que iniciaram o movimento.Grand Funk Railroad era uma das poucas bandas americanas a fazer um sucesso parecido com as três grandes bandas inglesas. Fora do eixo EUA-Inglaterra se destacou o AC/DC (Austrália), surgido em 1970, também juntamente com uma das bandas mais conhecidas do mundo, o Kiss, de Nova Iorque, EUA.


Kiss

Década de 80
: Foi a época de maior sucesso comercial do estilo, o seu auge. Algumas bandas fizeram o hard rock atingir o topo das paradas de uma forma constante, apesar dos fãs antigos não gostaram das novas bandas, o estilo ganhava muitos novos fãs. Aerosmith, Van Halen, Guns N’ Roses, Kiss, Stryper, FirehouseWhitesnake, Scorpions, Def LeppardBon Jovi e Mötley Crüe, por exemplo, fizeram enorme sucesso.


Guns N'Roses

Década de 90
: Surge na cidade americana de Seattle o chamado 'movimento grunge', com bandas que mesclavam a sonoridade do punk rock e do metal com letras depressivas. Este estilo trouxe o rock de volta à mídia, mas acabou por suprimir o Hard Rock. As principais bandas desse movimento são Nirvana, Pearl JamAlice in ChainsSoundgarden, Screaming Trees, Mudhoney entre outras. O hard rock, no entanto, ganha força com o advento do stoner rock, estilo fortemente influenciado pelo rock dos anos 70. O conjunto californiano Kyuss é considerado o pioneiro no estilo, embora o disco Masters of Reality, do Black Sabbath, seja considerado o marco inicial do stoner rock. Algumas bandas que representam o estilo: Fu ManchuGoatsnakeNebula, Masters of Reality, Queens of the Stone Age, Monster Magnet, Down e Danko Jones.


Queens of the Stone Age

Primeira década de 2000
: O hard rock mais tradicional volta a ganhar a atenção da mídia com o The Darkness, conjunto que mescla uma sonoridade glam rock com o hard rock. Além disso, surge o Velvet Revolver, banda dos ex-instrumentistas do Guns n’ Roses com Scott Weiland, vocalista do Stone Temple Pilots. O estilo não só reaparece como influencia bandas como White Stripes, que não pode ser definido como hard rock, mas é extremamente influenciada pelo estilo. No Brasil, o Lion Heart, que assim como o The Darkness mescla elementos do glam rock e do hard rock, conquista o cenário underground.


White Stripes


O Princípio do Hard Rock no Brasil.

Quando Kinks, Rolling Stones e outros começaram a colocar seus amplificadores no máximo em suas apresentações. Pete Townshed Keith Moon, do The Who, mais Jimi Hendrix, iniciaram seu quebra-quebra de instrumentos e Blue Cheer e Iron Butterfly faziam seus experimentalismos no final dos anos 60, na verdade estavam fixando as primeiras estacas do rock pesado, ou do Hard Rock, como ficou conhecido o estilo que se desenvolveu já nos anos 70, na Europa e na América do Norte.
Jimi Hendrix

Nesta época, no Brasil, era tempo de MutantesO Terço, Beat BoysSindicato e dos músicos que vinham da Jovem Guarda como Roberto Carlos, Eduardo Araújo, Erasmo CarlosA Bolha e outros. Só no começo dos anos 80, o hard passou a ter reflexos reais fortes no país, já que até então, as novidades levavam um tempo para pegar por aqui.
Mutantes

Não é preciso dizer que os maiores influenciadores dos brasileiros que 'caminhavam no escuro' pela estrada do rock foram os mesmos que ainda hoje influenciam as bandas de heavy metal, incluindo o Metal Melódico: Deep Purple, Led Zeppelin, Black Sabbath, Uriah HeepGrand Funk Railroad etc.
Grand Funk Railroad

Com suas roupas, cabelos e idéias, essa galera foi muito importante para o desenvolvimento da cena roqueira no mundo todo.
No início dos 80, as rádios de rock brasileiras eram inundadas de fitas-demo enviadas por bandas em busca de divulgação. Naquela época, a cena musical do país ainda vivia um momento bastante pop, iniciado pela FM Fluminense, do Rio de Janeiro e por bandas como: IraUltrage à Rigor, Titãs, Kid Abelha e os Abóboras SelvagensParalamas do Sucesso e outras, que faziam sucesso na mídia em detrimento dos cabeludos 'ripongos' – como eram chamados os roqueiros daquele tempo. Em 85, a 97 FM – emissora situada em Santo André e uma das primeiras a dirigir sua programação ao publico de rock – lançou o programa Reynação – que tocava tanto raridades do gênero quanto bandas novas. Com a criação desse espaço, o cenário passou a absorver mais grupos, que surgiam dia após dia, inspirados pela grandeza que seus ídolos alcançavam no exterior.
Titãs

Enquanto isso, os cabeludos headbangers iam fazendo seus LP's de forma independente, contando com a ajuda do selo Baratos e Afins e outras pequenas gravadoras. Alguns conseguiram até contratos com grandes gravadoras. Uns deram mais certo, como o Golpe de Estado, que chegou a lançar alguns álbuns e a tocar bastante em rádio. Os shows hard-heavy realizados nos clubes, bares e becos da época eram sempre concorridos.
Destaque especial na época (final dos 80 e inicio dos 90) para a banda Yahoo que com seu Hard Rock alcançou grande sucesso na mídia, só lembrar do cover de 'love bits' do Def Leppard que a banda intitulou no Brasil de 'mordida de amor'. Tinha o nome ligado ao Yahoo o guitarrista Robertinho de Recife, depois de sua saída entra o virtuoso guitarrista Serginho Knust. Parados desde de 1996 a banda Yahoo marcou sua volta em 2006 com o lançamento do cd chamado 'versões'.
Yahoo

Muitos ainda devem se lembrar de ter assistido ao Centúrias, Ave de Veludo ou aos cariocas do Sangue da Cidade. Tinhamos ainda: Salário Mínimo, A Chave do Sol, Platina, Anjos da Noite, além do superproduzido Inox e por aí a fora. Ao mesmo tempo, bandas e músicos veteranos que vinham dos 60 e 70 entraram na onda e meteram brasa, como O Peso (do Rio), Made in BrazilPatrulha do Espaço (pós Arnaldo Baptista) – que recentemente se reuniu contando com novos membros, além de Júnior, baterista da formação original -, Harppia, Robertinho do Recife, Tutti-Frutti (pós Rita Lee) e a banda do guitarrista Wander Taffo: Banda Taffo.Desta última participaram Andria Busic e Ivan Busic, que nos anos 90 fizeram sucesso com o Dr. Sin, considerado por muitos como o ápice do Hard Rock Nacional. Ao lado de Eduardo Ardanuy, o grupo conquistou uma nova geração de jovens e disputou a atenção deles com diversas bandas internacionais.
Dr. Sin


Vida longa ao Glorioso Hard Rock, yeahhhhhh....
Boa Viagem...

6 comentários:

Joao disse...

parabens pela iniciativa, é isso ai, muito hard rock na cabeça ........... I Wanna Rock ....

Vanessa disse...

Parabens...que essa seja a 1ª transmissão de muitas outras...sucesso!!!!

Sessyllya ayllysseS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ciro M. Costa disse...

Faltou "The Magician´s Birthday" do Uriah Heep!! Adoro essa banda, heheheheh!!!!

Polo Art disse...

Um pequenino erro aí> a foto que diz ser de Grand Funk Railroad é na verdade o Uriah Heep Banda blitânica formada por MiCk Box, Bernie Shaw, Trevor Bolder, Phil Lazon e Russel Gilbrook

Tátah disse...

Akela foto não é do Grand Funk amigo e sim do Uriah Heep